segunda-feira, abril 24, 2006

"He is here forever"


Grizzly Man é talvez o documentário mais inspirador que alguma vez vi.

É uma obrigatoriedade ver este documentário de Werner Herzog, sobre Timothy Treadwell um ambientalista devoto que acabou por morrer sobre as garras de um dos animais que tanto amava e tanto queria proteger.

Ao longo do documentário de uma beleza incrível, vamos compreendendo o porquê da sua devoção à causa ambientalista, vislumbrando alguns sintomas de solidão, e a revolta que nutria por uma civilização que não compreendia e sentia não o compreender.

Werner Herzog realizou e comentou este filme extraordinário, que tenho pena de ter visto só, mas talvez também a minha solidão me tenha feito sentir um pouco mais próximo do protagonista e da sua história.

Em Timothy Treadwell vi três aspectos com os quais me identifico. O primeiro é o amor pela natureza e pelos direitos dos animais, o segundo a forma como expressa o seu afecto para os que sente como mais próximos, e por ultimo o seu amor pelo cinema.

Acaba o filme com tristeza de se saber que um homem como ele já não está entre nós, mas mais triste fico ainda por me parecer que o seu objectivo era afastar-se do que nós chamamos o Mundo.

Um filme sobre Ursos, sobre homens, sobre o que cada um de nós usa para se refugiar dos seus próprios demónios.

Aconselho vivamente este filme a todos os que preferem um bom filme, a uma boa hora e meia de entretenimento numa sala de cinema.

1 comentário:

Uwish4 disse...

Deve-me fazer chorar este, comovo-me demais com estas coisas, tudo o que envolva animais portanto...lol... mas onde o posso arranjar?..de certo não há para aluguer no meu videoclub :(

Baci