sábado, março 22, 2008

Herois do Grafiti




Em 1974 um homem de 33 anos chamado George Davis foi condenado por roubar os salários da London Electricity Board em Ilford. A sua condenação foi baseada em testemunhos de policias que não se encontravam no local do roubo, e assim foi sentenciado a cumprir 20 anos de prisão.

No entanto o seu amigo Peter Chappell convicto que Davis era inocente e encorajado pelas discrepâncias dos relatórios policiais, e pelo facto de nenhuma das manchas de sangue obtidas no local do crime corresponderem ao acusado, iniciou um movimento para reivindicar a libertação do seu amigo.

Chappell e um grupo de amigos iniciaram aquele que ficou conhecido pelo maior movimento reivindicativo de grafitis da história do Reino Unido. Nos meses que se seguíram "G DAVIS IS INNOCENT" estava pintado em paredes, pontes, túneis, por toda a cidade de Londres, alguns deles ainda hoje são visíveis.

O movimento de "vandalismo" culminou com uma acção perpetrada por Chappell e outros quatro amigos, na noite anterior ao encontro de cricket entre Inglaterra e Austrália em Agosto de 1975.

Eles entraram no Headingley cricket ground, e usando talheres de plástico d'uma estação de serviço, cavaram pequenos buracos no campo e encheram-nos de óleo. Depois pintaram em tinta branca letras enormes na parede "SORRY IT HAD TO BE DONE, BUT GEORGE DAVIS IS INNOCENT". O jogo teve que ser adiado e Chappell foi condenado a cumprir 18 meses de prisão por vandalismo criminal.

A campanha trouxe o caso para a ribalta, e mais tarde chamou a atenção do Secretário Geral de Assuntos Internos do Reino Unido, que após pedir um inquérito policial decidiu libertar Davis quando este já tinha cumprido dois anos da sua sentença, usando um excepcional e controverso mecanismo legal chamado, Prerrogativa Real de Misericórdia.

A luta pela libertação de George Davis foi uma das mais espectaculares campanhas alguma vez orquestradas contra a injustiça, um objectivo apenas e só manchado quando um ano após a sua libertação Davis foi acusado e culpado de roubar o Banco do Chipre. Cumpriu 6 anos de cadeia, e três anos mais tarde apanhado de novo a roubar o comboio dos serviços postais britânicos.

George Davis é hoje em dia um homem livre, casado e feliz com a filha do Inspector Chefe da Policia do norte de Londres.

Banksy é talvez o mais popular grafiteiro do mundo, e mesmo assim é um desconhecido, com causa própria e que claro se vai enchendo um pouco por todo o lado com a sua arte. Deixo aqui também um dos meus stencils favoritos de banksy.

Sem comentários: