domingo, junho 01, 2008

ZEN e Ornatos Violeta

Não sei se ainda está na vossa memória estes dois grupos de música do Porto.

A década de 90 ia já muito alta, e esta rapaziada aproveita o boom cultural de uma cidade que agora infelizmente parece morta.

O Porto ao contrário de duas opiniões que li por aí não perde por ter estado sempre colocando-se como a vitima da capital Lisboa, e felizmente o Porto também não tem porquê copiar o modelo Barcelona.

O Porto tem muito valor, e o Porto tem identidade própria de uma cidade com um encanto único. O Porto por si mesmo só tem que crescer, desatar as amarras dos centros políticos contaminados por uma politiquice corriqueira e dar oportunidades aos que dão nome à cidade.

O Porto na minha opinião (eu que sou alfacinha) pode e tem que fazer muito mais, que Serralves não seja um projecto único na sua dimensão, que os jovens artistas portuenses não fujam para Berlim ou Barcelona, que vivam na sua cidade, que vivam a cidade e que dêem vida à cidade.

Portugal sofre do mesmo problema que o Porto, mas é triste ver uma cidade cuja força já foi tão grande, cuja população era conhecida por ser bairrista e de fortes valores e convicções, seja agora uma cidade chamada Porto e pouco mais que isso.

Bom pelo Porto deixo aqui um clip que não era exactamente aquele que tinha pensado, gostaria mais de vos colocar aqui o U.N.L.O. dos Zen, mas sai um que também gosto muito dos já extintos Ornatos Violeta, Ouvi dizer.




Se não conhecem ZEN podem clickar aqui para ouvir o seu penultimo albúm, porque não sabendo eu, saiu um em 2002


Purita não te ofendas, se não gostasse do Porto não escrevia isto, e não quis ser injusto mas é a ideia que tenho.

1 comentário:

purita disse...

:) tens alguma razão...custa-me ver o abandono da nossa geração pela cidade! mas sabes, está melhor que há uns anos...culturalmente melhor, eu acho!
no próximo fds são as 40 horas de Serralves, não queres dar um salto?:D