domingo, setembro 14, 2008

Tv Saci Perere

No Tv Saci Perere está a versão de Rachid Taha de Rock the Cashbah, dos Clash.

A escolha da musica prende-se com o simples facto do original pertencer aos inícios da minha infância.

Lançada em 1982 Rock the Cashbah, foi não só maior êxito da banda, como rapidamente surgiram boatos e teorias sobre a sua inspiração.

De facto a revolução dos ayatollahs no Irão acabara de proibir a musica Rock. Facto bem presente no filme Persepolis que também recomendo a quem ainda não viu.

Segundo esta teoria a musica fala de uma insurreição da população contra esta medida, e mesmo os militares sobre ordens superiores desafiam a sharia e ao invés de investir contra a população com os aviões e as balas, escutam também eles alegremente a musica Rock nos rádios dos cockpits.

A musica assume de tal forma uma importancia na cultura pop, que é usada como um eufemismo num episódio dos Simpsons.

Tony Soprano tem a musica bem alta no seu carro enquanto persegue para cobrar uma divida, o seu futuro arquirival Phil Lotardo conhecido como "The Sha", na famosa série The Sopranos.

E outras séries filmes e até videojogos tiveram o toque deste famoso hit, American Dad, Resident Evil, The Royal Tenenbaums, Crash Bandicoot, etc.

Bom aqui fica a curiosidade para os que agora se sintam mais motivados a ouvir o cover. Nem sempre tenho a paciência de justificar as minhas escolhas para a TV Saci Perere mas hoje estou um mãos largas.

Sem comentários: