quarta-feira, março 19, 2008

Mário Soares

Não sou grande fã de Mário Soares, nunca o fui, creio que nunca serei.

Não significa que não leia o que escreve, e que por vezes não o apoie inteiramente nas suas opiniões. Ontem dia 18 de Março Mário soares escreveu no DN um artigo de opinião que subscrevo.

Deixo aqui algumas passagens e claro o link que vos permite ler todo o artigo.

Há cinco anos, contados dia por dia, a partir de 16 de Março de 2003, um dia triste, que por sinal também foi um domingo, realizou-se nos Açores a chamada Cimeira da Vergonha, em que um Presidente da República, George W. Bush, então o "homem mais poderoso da Terra", e três primeiros-ministros europeus, Tony Blair, José Maria Aznar e José Manuel Durão Barroso, o anfitrião, decidiram, unilateralmente, com falsos argumentos, intencionalmente forjados, invadir o Iraque e, em consequência, destruir o precário equilíbrio e até incendiar, em boa parte, o Próximo Oriente.


Por que razão - ou razões - o fizeram? A história, nesse aspecto, está por fazer. Mas será feita, não tenhamos dúvidas, à saciedade, sobretudo após o fim político de Bush, sem honra nem glória, deixando atrás de si mortes, sofrimentos, destruições, crises políticas, financeiras e económicas... Um balanço trágico! Uma divisão de águas profundíssima na opinião pública mundial.


Passaram cinco anos que mudaram o mundo, para muito pior. Anos duros, sombrios, sem perspectiva. Em que os grandes valores pareciam soçobrar. Sobretudo no Ocidente, que perdeu prestígio, poder e a imagem de um humanismo universalista que antes o caracterizava.




Aconselho vivamente a leitura integral do texto (é só clickar nas citações que estão acima), não só é um artigo interessante como também tem uma parte final sobre o misterioso e sempre legendário desaparecimento de D. Sebastião em Alcácer-Quibir, ou terá sido em Espanha??? Leiam e façam as vossas deduções.

1 comentário:

Anónimo disse...

Santa Padeyra ?